Oiii.. Obrigado pela visita

Este é meu caderno eletrônico, aqui você vai encontrar alguns textos de minha autoria, assim como outros textos e mensagens que são importantes para mim ou que considero interessantes para ficar registrado. Espero que gostem...bjus

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Qual nossa posição?


Estes dias uma amiga me perguntou se no meu blog ia ter apenas coisas de "igreja", e também me disse que eu vivia muito em função de compromissos da igreja. Achava exagerado disse ela.
Eu respondi que no meu blog tinha muitas coisas expressadas do que penso, admiro, vivo, gosto e sinto. E se tem muitas coisas que falam de Deus e da igreja, é porque minha vida tem uma visão e uma dimensão das coisas de Deus em grande escala, em prioridades, e que me coloco a serviço de Deus e da igreja não por obrigação, mas porque gosto, porque sinto verdadeiro amor pelo que faço, que me satisfaz e completo-me realizando-as, e que gostaria de ter disponibilidade para fazer muito mais, porque ainda acho pouco. Ela riu e achou exagerado, que ir a missa era suficiente, que rezar em casa, é suficiente.
Então fiquei refletindo...
Quantas pessoas ainda pensam desta forma!
Quantas pessoas ainda acreditam que ir a missa de vez em quando e comungam e acha isso normal, e que rezar em casa é suficiente. E porque pensam e agem assim? Por falta de conhecimento real da importância dos sacramentos, porque não tem o hábito de buscar, de ler a palavra de Deus todos os dias, não reflete em seus ensinamentos e os traz para sua vida, não assimilam em seu coração a Palavra nem mesmo nas raras ocasiões que frequentam a missa.
Então como sentir esse amor por Jesus e por seu evangelho e sua igreja? Não conseguem!
E o nosso papel de cristãos e católicos nesta situação?
É neste momento que eu reforço minha convicção da missão que temos constante em nossa vida. Nós que estamos na caminhada, TEMOS que ser evangelizadores a todo momento, a todo instante de nossa vida, em todo lugar que estivermos. Temos que estar preparados para estas situações e não deixar que principalmente estas pessoas que estão mais próximas de nós, no mínimo continuem neste marasmo espiritual, que continuem acreditando que Jesus nos deixou apenas isso e que é o suficiente.
Não é isso minha gente! Não pode ser assim!
Temos como obrigação SIM esclarecer estas pessoas.
Temos por obrigação SIM fazer reascender nelas o fogo do Espírito Santo que foi plantado nelas em algum momento de sua vida cristã. Essa é nossa missão, para isto fomos escolhidos para a caminhada.
Temos que ser evangelizadores, mesmo não estando tão preparados, porque sempre é possível evangelizar com o que temos, com o que vivemos, com o que sabemos e Jesus Cristo faz o resto. É preciso no mínimo plantar a semente, despertar o algo mais. Porque se nós não o fizermos, outras pessoas de outros caminhos o farão com esta pessoa. E a nossa responsabilidade nisso tudo? Vou deixar isso acontecer? Não! Claro que não!
Deus espera no mínimo que eu sempre tente levá-lo de forma certa a estas pessoas, de no mínimo despertar a dúvida em seu coração, se o que está vivendo e como está vivendo seu papel de cristão é suficiente mesmo em sua vida.. E ainda o mais importante, que isso tudo, que essa pessoas e muitas como ela possam entender a magnitude do significado de Cristo em nossa vida, da importância que é participar realmente da missa, de se alimentar de fato da Eucarístia, que é Jesus Cristo presente e real naquele momento, e ainda mais tentar fazê-los SENTIR de fato o quão grande e imensurável foi Jesus e sua vida na terra, e a herança que deixou para nós e que podemos viver nela até hoje porque esse amor dele foi tão grande que não teve fim, que vive até hoje, presente e palpável em cada ação que fazemos.
Por isso temos que ser atuantes sim, sempre!
Temos que evangelizar sim! Temos que insistir sim!
O povo de Deus clama de formas diferentes por entender, por compreender, por sentir.
E quantos de nós que estamos dentro da igreja, muitas vezes tratamos esta missão, esta responsabilidade que Deus nos deu com certa leviandade, com descasos.
Quantos tratam a responsabilidade que Deus nos deu para cuidar de suas coisas, da sua igreja, do seu povo, como uma tarefa qualquer do dia a dia, como se fosse algo sem grande importância, mas apenas mais uma tarefa. Quantas vezes temos a responsabilidade desta missão e deixamos nossos interesses pessoais, ansiedades materiais e desejos falar mais alto e depois usamos a justificativa de que somos humanos, fracos e limitados.
Sim, somos humanos, somos fracos, erramos, pecamos, somos limitados. Mas é ai? Vamos parar por ai porque temos essas fraquezas e limitações? Vamos parar de buscar? Vamos parar de tentar sermos melhores?
Somos fracos sim... somos limitados, sim. Mas somente até onde nos permitimos ser. Porque Deus não nos fez prontos de propósito, minha gente! Ele nos fez perfeitos em sua criação sim, mas inacabados, para que possamos nos construir a cada dia!
E ele nos fez assim por amor... por nos amar imensamente, essa liberdade de ser assim é prova de seu amor imensurável!
Ele com isso nos dá a liberdade de escolha, ele nos deixa livres para que busquemos como queremos nos construir como seres humanos, como cristãos. Se é com a presença dele em nossa vida ou sozinhos.
Ele nos dá a liberdade de escolha, se queremos que ele nos construa e termine sua obra em nossa vida ou onde queremos estagnar ou paralisar esta construção.
Ele não impõe... apenas ensina, orienta, mostra o caminho. Nós podemos escolher!
E aí está tantos exemplos diante de nós... ele coloca pessoas em nossa vida para que possa nos ajudar nestas escolhas. Podemos fazer muito por elas e elas por nós.
Você já parou para pensar porque essa ou aquela pessoa entrou no seu caminho, e simplesmente começou a fazer parte de sua história?
Sim, porque cada ser humano em nossa vida é uma pedra importante. Ela pode nos ajudar a crescer, ela pode nos ajudar a entender nosso caminho, ser um alicerce nesta nossa construção diária!
Temos que estar abertos para ajudar estas pessoas a entender, a caminhar, a SENTIR esse amor por Jesus e pelas coisas de sua igreja, e com isso crescemos também... e com isso aprendemos também!
As vezes, é em quem menos esperamos, que encontramos nossos verdadeiros amigos. Às vezes é aquela pessoa da qual menos esperamos que vai nos ajudar a olhar para nós mesmos e descobrirmos o que temos de melhor e nos ajudar a andar, a desabrochar. Às vezes é em quem menos esperamos que encontramos a mão estendida nos nossos maiores momentos de aflição e carências. E é para essas pessoas que podemos confiar e correr pedindo colo quando nos sentimos sozinhos!
É em nossas fraquezas que podemos encontrar novas forças. Em nossas limitações que podemos buscar sabedoria.
Deus é presença real! Jesus está vivo e presente ainda e constantemente aqui! Essa é uma verdade imutável!
Se não houvesse nossos pecados, não teríamos libertação!
E Jesus oferece esta libertação sempre, a todo momento.
E crer que tudo isso eu posso almejar, eu posso buscar, trazer para minha vida, isso é conforto, é satisfação plena.
Então.. Meu Deus que eu possa, mesmo nas minhas imperfeições, usar o que eu tenho, o que eu sinto, o que sei para falar de Jesus! Seja neste blog, seja no meu trabalho, na minha casa ou qualquer lugar ou pessoa que precise ouvir, que necessite ouvir, que queira ouvir. Mas que eu fale sempre e cada vez mais para meu próprio aperfeiçoamento também.
Que minhas fraquezas, erros, limitações, pecados e imperfeições humanas não me bloqueiem, não me paralizem! Porque minha fé e meu amor a Jesus são maiores!!!
Nosso Senhor foi humano como eu, e em sua divindade e santidade entende o ser humano que sou, imperfeita mas em busca... por isso permanece em mim... comigo! Desde que eu o deixe ficar! E essa experiência pessoal eu não quero perder jamais.
Ele me estendeu a mão todas as vezes que caí. Ele me estende a mão sempre, porque sabe que muitas de minhas fraquezas não é falta de amor à Ele, mas simplesmente consequência de minha condição humana, e Ele tem misericórdia suficiente para manter sua graça.
É deste Jesus que tenho que falar, é deste amor infinito, desta misericórdia sem fim.
Ele conhece-me mais intimamente do que eu a mim mesma.
ESTE É O MEU SENHOR... O Senhor que acredito e que convivo em todos momentos de minha vida, este Senhor que me sustenta. Vivo, presente e real.
E esta presença constante eu não quero perder nunca, eu não quero deixar escondida, no anonimato. Precisa ser vista pelas outras pessoas, precisa ser sentida por muitos outros.
Essa experiência de se saber ter ESSE Senhor maravilhoso precisa ser vivida por mais pessoas.
E é na minha humanidade imperfeita que ELE tem que se sobressair sempre.
Então que esse meu Senhor, não me deixe calar!
Que mesmo eu errando, eu pecando e recomeçando sempre, ele esteja comigo para me ajudar a construir, a edificar.
Que eu seja um instrumento dele, mesmo nas minhas imperfeições. ELE é perfeição...
O importante é não parar, porque por mais que eu faça, me coloque a serviço dele, ainda será pouco...
E aqui estou... que se realize a sua vontade em minha vida.
Que o meu pouco ainda, possa de alguma forma fazer alguém crescer, se edificar, e com isso cresço também.
E o mais... Ele fará!
É nisso que acredito.

Branca



Nenhum comentário:

Postar um comentário